Schore Mehrdju

The Second 


The Second é uma série que explora simultaneamente o estatuto social das mulheres e os casamentos polígamos no Tajiquistão.


“Uma mulher sem marido não vale nada aqui!” — isto foi o que a artista ouviu com mais frequência de cada uma das mulheres que fotografou. Para serem respeitadas pela sociedade, as mulheres de Tajik devem ser casadas, não importa se são primeira ou segunda esposa. Esta é a principal razão pela qual o conceito da poligamia se difundiu na sociedade de Tajik, ainda que seja punido por lei.


O contrato de casamento muçulmano, ou Nikoh, permite casamentos polígamos, mas deixa as segundas esposas e seus filhos, sem quaisquer direitos. Foi essa a razão que levou a artista a trabalhar em colaboração com essas mulheres, de forma criar retratos anónimos afastados de qualquer estigmatização.


Carpintarias de São Lázaro



“The Second” is a series that explores women’s social status and polygamous marriages in Tajikistan. “A woman without a husband is worthless here!” – this is what the artist regularly heard from the very women she photographed. To be respected by society, Tajik women must be married, whether as a first or second wife. This is the main reason why the concept of polygamy has become widespread in Tajik society, even though it is punished by law.

The Muslim marriage contract, or Nikoh, allows polygamous marriages, but leaves second wives and their children without any rights. This is why the artist has worked in collaboration with these women to create anonymous portraits away from any stigmatization.

Schore Mehrdju é uma fotógrafa alemã-iraniana que se formou na Escola de Fotografia Ostkreuz. Os seus pais fugiram do Irão, onde ela nasceu, após a revolução islâmica. Ela cresceu na Alemanha, local que agora chama de lar. O seu trabalho inclui fotografias, documentos de arquivo e entrevistas, e explora histórias de vida profundamente pessoais. Schore vive e trabalha em Berlim.

pt_PTPortuguese